A FEIMEC — Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos — é o evento oficial do setor. É uma iniciativa da ABIMAQ — Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos —, Informa Exhibitions e mais de 30 entidades setoriais. Trata-se de uma feira para atender às demandas do setor e, através de sua primeira edição — realizada de 3 a 7 de Maio de 2016 —, se mostrou um evento de sucesso acima do esperado e confirmou sua força e relevância no cenário macroeconômico.

Em 1959, a ABIMAQ, contando com o incentivo das suas associadas, apoiou o lançamento pioneiro e a realização da primeira feira do setor metal mecânico no Brasil. Era uma época na qual o setor de máquinas e equipamentos estava em formação e o país iniciava o grande ciclo da industrialização. A associação, sempre contando com o apoio de suas empresas associadas, participou ativamente de todas as edições realizadas da feira do setor metal mecânico. Durante este período, a indústria deste setor evoluiu e se expandiu de forma exponencial.

A segunda edição da feira aconteceu de 24 a 28 de Abril de 2018 no São Paulo Expo, o maior e mais moderno pavilhão da América Latina. Foram cerca de 900 marcas e mais de 460 expositores apresentando lançamentos e novas tendências do mercado, além de uma programação com conteúdo relevante e exclusivo que agrega conhecimento e qualificação profissional.

primeira edição da FEIMEC — Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos —, feira oficial do setor, foi realizada de 3 a 7 de Maio no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center e se mostrou um evento  de sucesso acima do esperado.

A FEIMEC promoveu o debate de grandes temas, tendências e desafios da indústria de bens de capital mecânicos. Foram 17 horas de produção de conteúdo. A primeira edição da feira foi prestigiada por autoridades nacionais e internacionais em diferentes momentos de sua realização. Encerrada no dia 7 de maio, a FEIMEC confirmou sua força e relevância no cenário macroeconômico.

► 500 marcas expositoras nacionais e internacionais
► 43.000 m² de área de exposição
► 33.400 profissionais do setor visitaram o evento

SEMINÁRIOS | Os seminários e workshops promovidos durante a feira debateram questões fundamentais relacionadas à inovação, tecnologia e infraestrutura. Por conta de sua relevância, também eles foram objeto de apoio e participação de entidades representativas e diferentes esferas de governo.

PARCERIA INTERNACIONAL | A relevância das entidades comprometidas com a FEIMEC conquistou o apoio da associação alemã dos fabricantes de máquinas-ferramenta VDW para a EXPOMAFE, feira do setor de máquinas-ferramenta e automação industrial que será realizada em 2017.

VISITANTES QUALIFICADOS | A primeira edição da FEIMEC teve uma visitação altamente qualificada, formada em sua maioria por empresários, executivos, compradores e técnicos com alto poder de decisão. Centenas destes visitantes vieram à FEIMEC por meio de caravanas — organizadas de forma espontânea e pelos organizadores da feira — de diversas regiões do país, em especial do interior de São Paulo.

ANTECIPANDO O FUTURO | A Demonstração da Manufatura Avançada foi a grande estrela da FEIMEC 2016. Chamou a atenção de todos os visitantes que passaram pelos corredores da feira. Iniciativa exclusiva e inédita no Brasil, a fábrica inteligente antecipou o futuro ao apresentar o funcionamento de uma linha de produção autônoma e inteligente.

RODADA INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS

► 17 compradores do exterior*
► 40 empresas nacionais (fornecedoras)
► 250 reuniões
► USD$ 10,5 milhões movimentados em novos negócios

 

DEMONSTRAÇÃO DE MANUFATURA AVANÇADA

► 22 empresas participantes
► 06 entidades apoiadoras
► 300 m² de fábrica inteligente funcionando ao vivo durante a realização da feira
► 06 robôs integrados com centros de usinagem e equipamentos de gravação a laser, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, RFID, Big Data,entre outros recursos
► Seminário "Indústria 4.0: Aplicação na Prática" com palestrantes nacionais e internacionais

06 entidades apoiadoras
06 entidades apoiadoras
06 entidades apoiadoras
06 entidades apoiadoras

CAPACITAÇÃO E CONHECIMENTO

► 17 horas de seminários no Auditório FEIMEC
► 21 horas de apresentações ministradas por especialistas
► 02 horas de conteúdo focado em inovação no setor aeroespacial

 

EVENTOS SIMULTÂNEOS

► Demonstração da Manufatura Avançada (ao vivo)
► Seminário de Eficiência Energética ISO 50002 -Gestão de Energia 
► Arena Técnica
► VI Simpósio Internacional de Excelência em Produção: Indústria 4.0 — Curto, médio e longo prazo (VDI)
► Rodada Internacional de Negócios FEIMEC da APEX-Brasil e Brazil Machinery Solutions
► Seminário Eolic Day
► Seminário Óleo e Gás
► Workshop Aeroespacial (Mausa & Embraer)


Clique aqui e faça o download do Post Show FEIMEC 2016.

A Feira - FEIMEC

Feira oficial do setor e principal evento da indústria mecânica de 2018, a segunda edição da FEIMECFeira Internacional de Máquinas e Equipamentos, confirmou a confiança da indústria na retomada do crescimento econômico.

A FEIMEC 2018 aconteceu de 24 a 28 de abril no São Paulo Expo
, o maior e mais moderno pavilhão da América Latina. Foram mais de 460 expositores que representaram quase 1.000 marcas nacionais e internacionais dos mais diferentes segmentos da indústria em 54.000 m² de exposição.

Máquinas e Equipamentos // Máquinas-Ferramenta // Automação, Controle e Medição // Ferramentas e Dispositivos
Solda e Tratamentos de Superfícies // Equipamentos para movimentação e Armazenagem // Motores, Acoplamentos, Redutores e Engrenagens
Fornos, Estufas, Caldeiras e Tratamento Térmico // Válvulas, Bombas, Compresores e Equipamentos Hidráulicos e Pneumáticos // Bancos e Agências de Fomento


RODADA INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS

► 9 compradores internacionais
► 39 fabricantes de máquinas nacionais participantes
► 166 reuniões
► USD$ 9 milhões gerados em negócios

 

EVENTOS SIMULTÂNEOS

► Sebrae Móvel
► Unidade Móvel de Soldagem - SENAI
► VII - SImpósio Internacional de Excelência em Produção: Big Data Brasil, Digitalizando Competitividade
► Workshop — Produtividade em Soldagem. "Soldagem! Reduzindo os Custos e Aumentando Produtividade"
► Fórum RP2M

PARQUE DE IDEIAS

O Parque de Ideias foi uma iniciativa pioneira que reuniu algumas das mais importantes instituições de ensino do país (FAAP, FEI, ITA, Instituto Mauá de Tecnologia, UFSC e USP), além de expositores e entidades parceiras da feira (Cydak, IMI Norgren, PILZ, UPS, ABII e Sebrae SP).

Todos os dias, o espaço esteve tomado por fabricantes, profissionais da indústria e estudantes de escolas técnicas e engenharia, que acompanharam as 38 palestras gratuitas sobre inovação ministradas por importantes nomes do setor e puderam conhecer em primeira mão, nos estandes, os projetos das universidades que colaboram com o desenvolvimento da indústria.

 

DEMONSTRAÇÃO DE MANUFATURA AVANÇADA

Um dos grandes destaques da FEIMEC 2018 que funcionou como um laboratório aberto, onde foram mostradas, na prática, tecnologias integradoras de mais de 20 parceiros industriais.

Liderado pela ABIMAQ, o Demonstrador da Manufatura Avançada foi desenvolvido junto com empresas e realização técnica do SENAI. O projeto contou com o patrocínio do BNDES e das empresas Balluff, Beckhoff, Bosch Rexroth, Dassault Systems, Furukawa, Informa Exhibitions, KUKA, Metal Work, PPI-Multitask, Prensas Schuler, Romi, Schneider, Sick, SKA e TOTVS.

06 entidades apoiadoras
06 entidades apoiadoras
06 entidades apoiadoras
06 entidades apoiadoras

HOSPITALIDADE

MODERNA INFRAESTRUTURA

PRATICIDADE

FLEXIBILIDADE



As instalações do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center foram citadas por visitantes e expositores como um dos pontos altos da FEIMEC, primeira feira a ocupar o pavilhão. É o mais moderno centro de eventos da América do Sul e oferece 90 mil m² de área de exposição.

A localização do pavilhão é estratégica, a 850 metros do metrô Jabaquara e a 10 minutos do aeroporto de Congonhas. Por ficar fora do perímetro de restrição municipal (rodízio) de veículos de passeios e de carga, a localização facilita etapas de montagem e desmontagem dos estandes, e acesso aos visitantes que chegam pela Rodovia dos Imigrantes.

O complexo arquitetônico tem uma moderna infraestrutura capaz de sediar eventos nacionais e internacionais. Possui um edifício garagem para 4.500 cobertas e passarela de acesso integrada ao pavilhão.

FEIMEC - José Velloso, ABIMAQ

Com a retomada da economia, a FEIMEC se propõe a potencializar este momento positivo, contando para isso com a ajuda de todos os segmentos participantes da feira e possibilitando aos empresários, conhecerem alternativas de modernização e ampliação de suas plantas em linha com as novas demandas que virão.

João Carlos Marchesan, Presidente do Conselho de Administração, ABIMAQ / SINDIMAQ

FEIMEC - Marco Basso, Informa Exhibitions

"O trabalho que temos para aproximar visitantes de expositores colabora de forma determinante para o sucesso do evento, e é a especialidade da Informa Exhibitions. Conectamos pessoas e marcas 365 dias por ano culminando no dia do evento, onde criamos um ambiente realmente voltado à realização de negócios, ao fortalecimento de networking e principalmente à promoção de conteúdo de qualificação para o mercado."

Marco Basso, Presidente, Informa Exhibitions

FEIMEC - Liliane Bortolucci, Informa Exhibitions

“Todo o conteúdo, focado em tecnologia e inovação, é fruto de um árduo trabalho que envolveu muito planejamento, ações de fortalecimento do nosso relacionamento com expositores, a interação e o empenho de todos os membros da Comissão Organizadora da feira, além de muita atenção às reais necessidades do público visitante do segmento."

Liliane Bortolucci, Diretora da Informa Exhibitions. — Dirige as feiras do setor industrial (FEIMEC, EXPOMAFE, Plástico Brasil, ForMóbile e Serigrafia).