Indústria 4.0: sistema único monitora tudo o que está acontecendo no chão de fábrica

Quando falamos de células produtivas na Indústria 4.0, a execução das operações de forma totalmente autônoma é um item mandatório. Tudo deve ser feito de modo sincronizado com o restante das operações, recebendo e enviando informações de estado para os outros módulos da linha. Além disso, da emissão de um pedido ao despacho de produtos acabados, a automatização dos ciclos produtivos é essencial para evitar perdas e garantir precisão nas entregas ao fisco. Todo esse complexo conjunto de informações é orquestrado pelo MES (Manufacturing Execution System), programa que gerencia todo o ambiente de produção.

O MES integra o maquinário ao ERP, gerando dados corretos e em tempo real. A solução mostra o que a empresa está produzindo, quantas peças estão sendo manufaturadas, qual a quantidade de insumos está sendo consumida, entre outras informações, levando esses dados para o ERP. Uma de suas principais vantagens é que o sistema mostra a real situação on time e online. Com isso, aumenta o poder de reação para a tomada de decisão.

"É uma solução de base para a Indústria 4.0. O MES é a primeira solução indicada na jornada de transnformação digital, porque através dele é possível monitorar tudo o que está acontecendo no chão de fábrica", Angela Gheller Telles, diretora dos Segmentos de Manufatura e Logística da TOTVS.

Extração de dados do MES na Indústria 4.0
Além da automação da coleta de dados para o ERP, a ferramenta de gestão automatiza o controle de materiais e estoques, promove a gestão online da produção e do OEE (Overall Equipament Effectiveness), faz a inspeção da qualidade, CEP on-line e o controle da manutenção.

Esse sistema completo gera alarmes para o operador fazer o controle de qualidade, faz a inspeção online de múltiplas variáveis e atributos dos equipamentos, monitora em tempo real o status das ordens de produção e suas operações, bem como os recursos utilizados, além de gerar diversos tipos de relatórios de produção. Ele também aumenta a eficiência e possibilita o controle de forma eficiente das informações para o preenchimento do Bloco K, reduzindo a margem de erros da movimentação do estoque.

MES no projeto de Manufatura Avançada da Feimec
A integração completa entre planejamento e execução, a geração de dados precisos sobre todo o processo produtivo e a otimização das atividades produtivas promovidas pela solução são fundamentais para implementação da Indústria 4.0. Sabendo disso, a TOTVS integra o Demonstrador da Manufatura Avançada apresentado na Feimec 2018 através do MES. "Essa solução da TOTVS está desde a entrada do pedido, acompanhamento no chão de fábrica (robôs e máquinas automatizadas). O MES contabiliza os brindes produzidos, revela como está cada máquina, fornece os indicadores que mostram como tudo foi produzido, qual produto foi mais produzido e qual cor foi mais pedida", detalha Angela.

VISITE O ESTANDE DA TOTVS (F368) NA FEIMEC - DE 24 A 28 DE ABRIL, NO SÃO PAULO EXPO.

Fonte: Redação - A Voz da Industria

Primeira Página — Assessoria de Comunicação e Eventos

Luiz Carlos Franco

Tel: (11) 5908-8210
Email: ppagina@ppagina.com

Jota Silvestre

Tel: (11) 5908-8214
Email: redacao.jota@ppagina.com