Tim Shinbara fala sobre Manufatura Avançada durante a FEIMEC

Um dos maiores nomes mundiais da Indústria 4.0 esteve hoje, 27 de abril, na FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos para participar do ciclo de palestras do Parque de Ideias. Tim Shinbara é vice-presidente de Tecnologia da AMT – The Association For Manufacturing Technology e diretor-executivo do MTConnect Institute, responsável pelas atividades de pesquisa e desenvolvimento, normas e monitoramento das tendências e necessidades de tecnologia das indústrias de manufatura.

Durante a palestra “Padrões de comunicação para Fábrica Inteligente”, Shinbara apresentou o panorama atual dos padrões e protocolos relevantes de coleta e análise de dados. “Quando houver diferentes tecnologias, é preciso conectar todos os dados e traduzi-los em uma única linguagem. Esses padrões de comunicação são fundamentais para uma fábrica inteligente”, diz.

O especialista comenta que ao transformar todas essas informações em uma única linguagem, as tomadas de decisão se tornam melhores. Tim também explicou sobre o MTConnect, um protocolo “leve”, aberto e acessível para representação de dados que permitem a troca dinâmica de informações entre sensores.

Manufatura Avançada brasileira tem potencial
Ao falar sobre os projetos nacionais com as tecnologias 4.0, Shinbara afirma que há um grande potencial de crescimento. “O Brasil possui uma grande capacidade de fabricação, há ótimas ideias, mas que precisam de investimento para serem melhorados”, finaliza.

A FEIMEC está aberta até 28 de abril, no São Paulo Expo, e a visitação é gratuita. Faça agora mesmo a sua inscrição!

Fonte: Redação - A Voz da Industria

Primeira Página — Assessoria de Comunicação e Eventos

Luiz Carlos Franco

Tel: (11) 5908-8210
Email: ppagina@ppagina.com

Jota Silvestre

Tel: (11) 5908-8214
Email: redacao.jota@ppagina.com