Data: 24 a 27 de Abril, das 10h às 19h / 28 de Abril, das 09h às 17h | Localização: K 015

PALESTRANTES

Alexandre Augusto Massote

Possui graduação em Engenharia Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1979), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor titular da Fundação Armando Álvares Penteado e professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário da FEI. Tem experiência industrial e acadêmica nas áreas de engenharia industrial, pesquisa operacional, análise de alternativas de investimentos e planejamento, programação e controle da produção.

Palestra:
A FEI no contexto da Indústria 4.0 e internet das coisas. • 26/04, às 10h05

Anderson Borille

Palestra:
Cooperação Internacional: Fraunhofer Project Center @ITA • 24/04, às 17h00

André Luiz Meira de Oliveira

Engenheiro mecânico, habilitado em Produção, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), com mestrado em Metrologia Científica e Industrial pela mesma instituição (2005). Integrou e coordenou times para o desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão da qualidade e do conhecimento em empresas prestadoras de serviços no setor de TIC antes de integrar-se ao time da Fundação CERTI, onde atuou como coordenador de projetos, gerente de centro de referência e, atualmente, como coordenador da área de Sistemas para Qualidade e Inovação do Centro de Referência em Metrologia e Instrumentação, além de instrutor do curso de Gestão Estratégica de Laboratórios. Também atua como Secretário Executivo da Rede SIBRATEC de Manufatura Mecânica - RP2M. Conhecimento destacado em análise e planejamento estratégico e em sistemas de informação.

Palestra:
Fórum Rede de Manufatura Mecânica - RP2M • 26/04, às 14h00

Antonio Cabral

Graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1974), mestrado em Food Science - RUTGERS - The State University of New Jersey (1979), MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (1987) e doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2003). Tem 35 anos de experiência em indústrias de alimentos nas áreas de Produção e Pesquisa e Desenvolvimento com ênfase no desenvolvimento de embalagem. Atua no Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia como: coordenador e professor do Curso de Engenharia de Produção; professor do Curso de Engenharia de Alimentos; coordenador e professor do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Engenharia de Embalagem. No âmbito do Curso de Engenharia de Produção coordenou a implantação do Projeto Fábrica Virtual, caracterizado pela criação de ambientes industriais virtuais para o projeto e gerenciamento de sistemas produtivos. É professor do Curso de Pós-graduação em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. É diretor da Pack & Strat, empresa que presta serviços em desenvolvimento de sistemas de embalagem e otimização de processos produtivos.

Palestra:
A caminho da Indústria 4.0 • 28/04, às 13h00

Ari Costa

Professor do Instituto MAUA.

Palestra:
Em breve. • 24/04, às 15h00

Audemir Loris

Mestre em Engenharia Elétrica (2001), Pós-graduado (ASIT) Tecnologia Internet (1998), Físico (1986). Empresário há 25 anos e professor universitário desde 2000. Professor das Faculdades de Engenharia e de Administração na FAAP. Sócio fundador da NIB Consulting (atual), empresa de Consultoria e desenvolvimento de Sistemas, atuando junto a importantes clientes da iniciativa privada ou governamental, na consultoria, desenvolvimento e implantação de sistemas criptográficos e aquisição de dados. Sócio fundador da INFORTREND, empresa especializada em TI para os setores de engenharia, tributário e jurídico.

Palestra:
Segurança de dados na Indústria 4.0 • 27/04, às 17h00

Claudio Goldbach

Profissional com 20 anos de experiência em processos térmicos, formado em Engenharia Química e pós-graduado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com amplo conhecimento em equipamentos térmicos industriais. Trabalha na empresa Perfil Térmico desde 1992, buscando sempre a inovação e eficientização de processos térmicos industriais. Em 2005 fundou a TERMICA Solutions, sediada em Joinville, empresa voltada à pesquisa e desenvolvimento, levando à atual digitalização de processos térmicos. Em 2015 fundou a TERMIA Technology, sediada nos EUA, fabricante de fornos de altíssima tecnologia para o mercado de alumínio.

Palestra:
Desmistificando a Internet Industrial e a Indústria 4.0 • 26/04, às 11h00

Clóvis Rueda

Graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), e mestrado em energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Experiência na área de automação industrial, especialização em retrofitting e automação de linhas de prensas para estampagem, e linhas de processamento e corte de chapas. Chefe de operações da empresa Cydak do Brasil, empresa líder no segmento de reforma, retrofitting, adequação de segurança e automação de prensas para estampagem. Através de uma visão estratégica e global das atividades e negócios da empresa, estabeleceu negócios, alianças e parcerias internacionais com fabricantes de máquinas e equipamentos no Japão, China, Estados Unidos e Alemanha.

Palestra:
Tecnologia de servo prensa • 25/04, às 14h00

Danilo Profiti

Palestra:
Poli para todos: inovando para a sociedade • 28/04, às 10h05

Eduardo Munoz

Palestra:
Modelos inovadores de pesquisa e desenvolvimento: casos ITA • 26/04, às 17h00

Eduardo Senzi Zancul

Palestra:
Manufatura Avançda por Processos Aditivos • 28/04, às 15h00

Fábio Lima

 Possui graduação em Engenharia Elétrica com ênfase em Acionamentos e Controle pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (1998), mestrado pela Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de São Carlos (2001) e doutorado pela Universidade de São Paulo - Escola Politécnica (2010). É professor Adjunto I em tempo integral do Centro Universitário da FEI no departamento de engenharia de produção e professor assistente PCA-4 da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Está vinculado ao programa de mestrado em engenharia mecânica do Centro Universitário da FEI (Área de Engenharia de Produção). É assessor científico da FAPESP e membro do IEEE. É um dos coordenadores do laboratório de Manufatura Digital do Centro Universitário FEI onde desenvolve projetos relacionados a Manufatura Avançada.

Palestra:
A FEI no contexto da Indústria 4.0 e internet das coisas. • 26/04, às 10h05

Fernanda Fulan

Graduando em Engenharia da Escola Politécnica da USP.

Palestra:
Poli para todos: inovando para a sociedade • 28/04, às 10h00

Fernando Reimberg Syrio

Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA e Engenheiro de Produção pela UNITAU. Experiência de mais de 15 anos em Lean Manufacturing. Atualmente atua como Consultor Lean na Embraer e como professor de Pós Graduação nos cursos de Lean e Gestão da Cadeia de Suprimentos na FAAP.

Palestra:
Momento de crise, momento de Lean • 28/04, às 12h00

Fernando Silveira Madani

Doutor e Engenheiro de Controle e Automação (Mecatrônica), professor e Coordenador de Curso. Titulado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, Doutor (ITA-2009) e Mestre (ITA-2001) em Engenharia Aeronáutica e Mecânica, na área de Dinâmica de Sistemas Aeroespaciais e Mecatrônica. Graduado em 1997 pela Universidade Paulista. Atualmente é coordenador e professor do curso de Engenharia de Controle e Automação na Escola de Engenharia Mauá e como titular na Universidade Paulista. Pesquisador responsável pelo grupo de Sistemas Mecatrônicos Inteligentes e Robótica (S.M.I.R.) do Instituto Mauá de Tecnologia. Membro de Comissões do INEP/MEC na avaliação dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Mecatrônica. Possui experiência de 18 anos atuando e desenvolvendo projetos na área industrial, com ênfase em Robótica e Automação de Processos, atuando principalmente nos seguintes temas: robótica, automação flexível, controle de processos contínuos, máquinas inteligentes, desenvolvimento de sensores e dispositivos mecânicos, e na implementação de tarefas multi-agente com robôs autônomos.

Palestra:
Indústria Conectada - Uma abordagem da manufatura digital e a utilização do legado de máquinas nas PMEs • 27/04, às 10h00

Flávio Tonidandel

 Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela Poli-USP (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Poli-USP (2003). Atualmente é professor tempo integral do Centro Universitário FEI e coordenada o Curso de Ciência da Computação na mesma instituição. Tem experiência na área de Computação e Engenharia Elétrica, com ênfase em Inteligência Artificial e Robótica. Desde 2003 participa e coordena o grupo de pesquisa em Robótica ROBOFEI. Apaixonado por robótica móvel e inteligente, é membro do Conselho Superior da OBR  Olimpíada Brasileira de Robótica desde sua criação em 2007 e foi Coordenador Nacional da OBR em 2013 e 2014. Coordenou a Comissão Especial de Robótica (CER) da Sociedade Brasileira de Computação entre 2010 e 2014; Foi Co-General Chair da RoboCup 2014 no Brasil; Membro do Comitê Latino-Americano de Robótica da IEEE-RAS; Membro do Comitê Executivo (EXEC) da categoria SSL Small Size League (2017-2020) da RoboCup Federation; Organizou e Coordenou vários simpósios, congressos e competições científicas de robótica pelo país. Atua principalmente nos seguintes áreas: Planejamento de Ações, Raciocínio Baseado em Casos, Automação Residencial inteligente, Interação Humano-Robô Inteligente e Robôs Móveis Autônomos.

Palestra:
Interação com robôs inteligentes e a Indústria 4.0. • 24/04, às 10h00

Giancarlo Pereira

Doutorado em Engenharia de Produção pela Poli / USP. Professor Titular da FEAAP- Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Alvares Penteado. Pesquisador Sênior em Planejamento, Inovação, Gestão de Operações e Sustentabilidade na EAESP/FGV- Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.

Palestra:
Construindo a Indústria 4.0 que sirva para você • 24/04, às 14h00

Gilberto Lopes da Silva

Formação técnica pelo SENAI, atualmente gerente de desenvolvimento de Negócios – Automação Industrial na IMI Norgren. Durante 24 anos gerente de Aplicações na IMI Norgren, responsável por projetos de sistemas de automação e treinamento de pneumática. Ex-instrutor de Pneumática do SENAI.

Palestra:
1. Aplicações de pneumática em Segurança de Máquinas e NR12 • 25/04, às 15h00
2. Válvulas de processo e suas aplicações • 26/04, às 16h00

Gustavo Daniel Donatelli

Técnico Mecânico (1976) e Engenheiro Mecânico pela Universidad Tecnológica Nacional (1984), Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração Metrologia e Instrumentação (1999). Colabora com o programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina como professor e orientador de dissertações de mestrado e teses de doutorado, desde 2002. Membro do TC-14 da IMEKO (Measurement of Geometrical Quantities).  Atualmente responde pela direção executiva do Centro de Referência em Metrologia e Instrumentação - Fundação CERTI e pela coordenação da Rede SIBRATEC de Manufatura Mecânica - RP2M. Possui competências nas áreas de metrologia fundamental e geométrica, projetos de sistemas de medição, técnicas estatísticas, simulação de Monte Carlo. Possui experiência profissional em desenvolvimento de sistemas mecânicos, fabricação mecânica, garantia da qualidade e metrologia. Desenvolve pesquisas em metrologia dimensional e geométrica e métodos estatísticos para garantia da qualidade.

Palestra:
Fórum Rede de Manufatura Mecânica - RP2M • 26/04, às 14h00

Henrique Simas

Graduado em Engenharia de Controle e Automação Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (1995), mestrado em Engenharia Elétrica, na área de controle de processos pela UFSC (1998), doutorado em Engenharia Mecânica, na área de robótica industrial, pela UFSC (2008) e pós-doutorado na área de síntese dimensional de mecanismos e robôs realizado Universidade de Ferrara- Itália. Na área acadêmica é professor Associado I na UFSC no Departamento de Engenharia Mecânica e professor pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - POSMEC, na área de robótica industrial. Atua em áreas da Engenharia Mecânica e Engenharia de Automação, com ênfase em robótica industrial, robôs paralelos, robôs para aplicações especiais, robôs paralelos, robôs redundantes e geração de trajetórias.

Palestra:
Inovações em projetos de robôs e mecanismos: autoalinhamento e reconfigurabilidade. • 27/04, às 11h00

Júlio Freitas

Mestre em Comunicação e Artes pela USP, Especialista em Engenharia de Produto pela USJT e Bacharel em Desenho Industrial pela FAAP. É Diretor Executivo da FLUXE Arquitetura de Negócios, Diretor Acadêmico e professor na  EDEXP (Escola de Design da Experiência). Na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) foi Coordenador e professor do curso de Pós-Graduação em Design de Produto; foi Coordenador e professor do curso de Pós-graduação em Design e Tecnologia Digital para o Desenvolvimento de Produtos e Serviços; Professor de Gestão de Design no MBA em Gestão do Luxo; Professor do curso de Bacharelado em Desenho Industrial na disciplina de projeto e orientação de TCC. No IED (Istituto Europeo di Design) foi professor do curso de tecnologia em projeto de produto e design de interiores; Professor da pós graduação em Design Estratégico. Na UNIP Jundiaí, é professor da graduação do curso Tecnologia em Design de Interiores. No SENAC - SP, é professor nos cursos de graduação e pós-graduação; coordenador da pós graduação em Design de Mobilidade Urbana. Na FEI, foi professor do curso de Pós-graduação em Tecnologia de Desenvolvimento de Produto. Na FIA (Business School), é professor da Pós-graduação e do MBA. Na UBS (Academia do Varejo), é professor da Pós-graduação e do MBA.

Palestra:
O Design Thinking como agente de transformação nas indústrias: rumo à Indústria 4.0. • 26/04, às 13h00

Marcelo Knörick Zuffo

Professor da Escola Politécnica da USP.

Palestra:
Indústria 4.0 e IoT, desafios e oportunidades no Brasil • 25/04, às 10h05

Maurício Barile

Formado em Engenharia de Automação e Controle, pós-graduado em Engenharia de Segurança no Trabalho e Certificado internacionalmente pela TÜV Nord como Especialista em Segurança de Máquina (CMSE). Atuação em mais de 15 anos em projetos de máquinas especiais e engenharia de aplicação de produtos de automação, hoje gerencia a equipe de Engenharia da Pilz do Brasil em projetos de adequação de segurança de máquinas e equipamentos.

Palestra:
NR12 - Desmistificando  segurança de máquinas • 26/04, às 15h00

Max Wendel Morais Pereira

Instrutor de formação profissional de Soldagem, SENAI.

Palestra:
1. Workshop AWS - Produtividade em Soldagem • 25/04, às 16h00
2. Workshop AWS - Produtividade em Soldagem • 26/04, às 14h00
3. Workshop AWS - Produtividade em Soldagem • 27/04, às 16h00

Melise do Nascimento

Graduada em Administração (2008) e Pós-Graduada em Engenharia de Projetos em Sistemas da Informação (2011) pela Faculdade Carlos Drummond de Andrade. Atualmente é Analista de negócios do SEBRAE-SP.

Palestra:
Proposta de Valor - o diferencial competitivo para sua empresa! • 27/04, às 12h00

Milton Pereira

Possui graduação em Engenharia Mecânica (1995), mestrado em Engenharia Mecânica (1998) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), pós-doutorado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2006) e pós-doutorado no Fraunhofer Institut für Lasertechnik (ILT), vinculado à RWTH Aachen, Alemanha, na área de processamento de materiais com laser (2013). É professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com atuação em nível de graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Engenharia de Precisão, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de manufatura, otimização de processos, projeto de máquinas, metrologia, metodologia de projeto, automobilística e processamento de materiais com laser.

Palestra:
1. Soldagem autógena e soldagem híbrida a LASER • 24/04, às 13h00
2. Revestimento de superfícies técnicas por LASER Cladding • 24/04, às 16h00
3. Manufatura aditiva por LASER Metal Deposition e por soldagem a arco • 25/04, às 12h00

Paulo Cesar Feyh

Analista de negócios do SEBRAE-SP, Empresário, Palestrante e Especialista em Consultoria Empresarial  pela IEA Curitiba/PR e Mestrando em Desenvolvimento Sustentável pela Unioeste no Paraná. 

Palestra:
Planejamento Estratégico - Uma ferramenta para sua empresa crescer • 24/04, às 12h00

Rafael Cimatti

 Engenheiro de Produção pela FAAP, fundador de empresa de serviços para dispositivos móveis (MyiPhone), atua com desenvolvimento de websites,  desenvolvimento e venda de softwares para dispositivos móveis. Atuou como Engenheiro de vendas – Gemalto SafeNet Brasil (2013-2018) e é cofundador de empresa de serviços de segurança da informação (Spod).

Palestra:
Aplicação de redes neurais para previsão de demanda. • 24/04, às 11h00

Rafaela Campos

Palestra:
Modelo de laboratório aberto para o desenvolvimento de empreendedores e startups • 28/04, às 14h00

Raquel Battin

Profissional de logística com sólida experiência em todas as áreas relacionadas a embarques internacionais (atendimento ao cliente, seguros, operacional, desenvolvimento de negócios e finanças). Focada em resultados e possui visão estratégica na implementação de mudanças para melhorar os processos e aumentar a produtividade.

Palestra:
Como um provedor logístico pode ajudar a indústria manufatureira • 27/04, às 15h00

Régis Henrique Gonçalves

É graduado em Eng. Mecânica pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio curricular no Fraunhofer IPT - Aachen, Alemanha, e Mestre em Engenharia Mecânica pela mesma Universidade. Também na UFSC teve aprovada sua tese de Doutorado em Eng. Mecânica, tendo completado período de estágio no Instituto SLV de Munique, Alemanha. Finalizou em 2014 seu pós-doutorado, conduzido no LABSOLDA / UFSC. Desde setembro de 2014, integra o corpo docente do Departamento de Eng. Mecânica da UFSC, onde atua como supervisor do Instituto de Soldagem e Mecatrônica - LABSOLDA. É responsável direto pela cooperação do LABSOLDA com instituições estrangeiras e trabalha com ênfase em P, D & I em Processos de Soldagem e sua Automação, nos seguintes temas: tecnologias de monitoração e controle da soldagem MIG/MAG para controle de trajetória, da transferência metálica e da estabilidade do processo, soldagem PTA-P, soldagem a Laser, reparo e revestimento por soldagem, soldagem de pinos (stud welding), soldagem orbital, automação da soldagem, processos híbridos e manufatura aditiva.

Palestra:
Inovações em Processos de Soldagem e Sistemas Inteligentes Integrados para Automação • 28/04, às 11h00

Renata Costa Nieto

Doutorado (2004) e Mestrado (1998) em Ciência e Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo, possui graduação em Pedagogia - licenciatura plena pela Universidade Nove de Julho (2004) e graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1992) e graduação em Bacharel em Física pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1992). Pós-graduação em Master em Tecnologia Educacional(2005) pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, especialista em Criatividade e inovação pelo curso Facilitadores em Criatividade (2004) pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP.

Palestra:
Indústria 4.0 e as novas tecnologias aplicadas a produtos e processos • 25/04, às 11h00

Rodrigo Filev Maia

Doutor em Engenharia da Computação (EPUSP), Mestre em 2004 e Graduado em Engenharia Elétrica em 2000. Professor TI do Centro Universitário da FEI e coordenador do Laboratório Vivo-FEI de Internet das Coisas. Coordenador de curso de pós-graduação em Segurança da Informação. Diretor da Arcarius Engenharia responsável por projetos de telecomunicações em sistemas metro-ferroviários. Pesquisador nos projetos europeus: INSTINC (FP6), BELIEF (FP6), SAMBA (FP7), eMundus (Erasmus Mundus). Revisor da revista na área de educação e tecnologia aplicada a educação. Os interesses de pesquisa incluem redes complexas, qualidade de serviço, internet das coisas, educação e educação à distância.

Palestra:
A FEI no contexto da Indústria 4.0 e internet das coisas. • 26/04, às 10h05

Ronnie Rego

Palestra:
Engrena ITA: consórcio de pesquisas para integração do setor de engrenagens no Brasil • 25/04, às 13h00

Roseli de Deus Lopes

Professora da Escola Politécnica da USP.

Palestra:
Manufatura Avançada por processos aditivos • 28/04, às 15h00

Tim Shibara

Vice Presidente de Tecnologia da AMT - The Association For Manufacturing Technology, e o Diretor Executivo do MTConnect Institute. Ele é o responsável pelas atividades de pesquisa e desenvolvimento, normas, e de monitorar as tendências e necessidades de tecnologia das indústrias de manufatura. Tim tem participado de vários comitês do programa do Manufacturing USA Institute (Instituto de Manufatura dos Estados Unidos), inclusive em comitês executivos que apoiam a estratégia dos EUA no desenvolvimento da manufatura avançada. Tim tem 17 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento avançado da tecnologia de manufatura, inclusive na convergência da Tecnologia de Informação (TI) com a Tecnologia de Operações (TO) e startups de empresas de alta tecnologia.

Palestra:
Communications Standards for Intelligent Manufacturing (Padrões de comunicação para Fábrica Inteligente) • 27/04, às 13h00

Victor Juliano de Negri

Victor J. De Negri é professor titular na Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenador do Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos ? LASHIP do Departamento de Engenharia Mecânica. Graduado em Engenharia Mecânica pela UNISINOS (1983), com mestrado (1987) e doutorado (1996) em Engenharia Mecânica na área de hidráulica e pneumática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em 2010 esteve em pós-doutorado no PTMC - University of Bath, Inglaterra. Entre 2012 e 2014 foi Chefe do Departamento de Engenharia Mecânica e atualmente é Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Ele é membro da ABCM, ASME e GFPS e editor associado do International Journal of Fluid Power e do Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering.

Palestra:
Equipamentos eficientes empregando hidráulica digital • 26/04, às 12h00

Wesley Rodrigues

Instrutor de formação profissional de Soldagem, SENAI.

Palestra:
Aplicações avançadas de automação e robótica industrial no centro de competência em manufatura • 27/04, às 14h00