Releases

21 MAI 2019

Terceira edição da feira oficial de máquinas e equipamentos terá maior área de exposição. Lançamento acontece em momento de expectativas positivas para o mercado.

A terceira edição da FEIMEC 2020 - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos acaba de ser lançada. A feira acontece entre os dias 05 a 09 de maio de 2020 em São Paulo e contará com 62.000m² de área de exposição, 700 expositores e receberá mais de 65.000 profissionais do setor.

O evento é a única grande feira do setor em 2020 e irá reunir expositores de máquinas e equipamentos, automação, controle e medição, ferramentas e dispositivos, solda e tratamento de superfícies, máquinas-ferramenta, válvulas, bombas, compressores, motores, redutores, acionamento e outros segmentos ligados à cadeia de fornecimento da indústria, além de prestadores de serviço e agências de fomento.

A feira vai ocupar 62 mil metros quadrados – 20% a mais que a segunda edição – do São Paulo Expo, maior e mais moderno pavilhão de exposições da América Latina. São esperados 65 mil visitantes compradores e profissionais (30% a mais que em 2018), de diversos segmentos da indústria, entre elas a metalúrgica, automotiva, de autopeças, eletroeletrônica, embalagens, alimentos e bebidas, petróleo e gás. Destaque para os segmentos de papel e celulose, mineração, farmacêutica e cosmética que visitam a FEIMEC em busca de soluções em peças de reposição e manutenção industrial. A maior parte (85%) deles é responsável pelas compras nas empresas ou tem papel importante no processo decisório.

O Parque de Ideias, espaço destinado para palestras, workshops e apresentações sobre temas que têm impacto direto no presente e futuro da indústria de bens de capital mantém o foco no desenvolvimento técnico e profissional do setor, assim como ocorreu nas duas últimas edições.

A FEIMEC é a feira oficial do setor de máquinas e equipamentos, uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, da Informa Exhibitions e de mais de 80 entidades setoriais. Empresas interessadas em expor na FEIMEC 2020 já podem contatar a área comercial da empresa através do e-mail feimec@informa.com.

REALIZAÇÃO
ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa mais de 7.800 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

SOBRE A INFORMA MARKETS
A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados para fazer negócios, inovar e crescer. Nosso portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, Metal Mecânico, entre outros. Oferecemos aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, viver experiências e fazer negócios por meio de feiras e eventos presenciais, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano.

Para mais informações, visite www.informamarkets.com.

30 ABR 2018

Em sua segunda edição evento reuniu mais de 50 mil visitantes e muitos negócios realizados. Clique aqui para baixar fotos em alta resolução. (Crédito: Pepe Guimarães)

Consolidada como a maior feira do setor de máquinas e equipamentos para a indústria mecânica da América Latina, a segunda edição da FEIMEC reuniu mais de 50 mil visitantes durante os cinco dias nos 54 mil metros quadrados do pavilhão. Foram muitos negócios realizados pelas mais de 900 marcas nacionais e internacionais representadas na feira e oferta de conteúdo de alta qualidade em 60 horas de conteúdo distribuídas em seminários, workshops e palestras.

Para João Carlos Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, o crescimento de quase 70% na área da FEIMEC de uma edição para outra e a grande quantidade de expositores – 460 empresas que representam quase 1.000 marcas nacionais e internacionais – foram um sinal inequívoco da pujança, confiança e perseverança dos empresários do setor.

“A indústria de máquinas e equipamentos está fazendo sua parte, investindo em tecnologia e capacitação. Agora, precisamos que o Governo também faça a parte dele e melhore o ambiente de negócios com as reformas e a redução do custo do investimento. O próximo presidente, quem quer que seja, precisa assumir uma política de Estado voltada para o futuro do Brasil”.

José Velloso, presidente-executivo da ABIMAQ, ressalta a importância da FEIMEC como propagadora do alto nível da indústria brasileira de máquinas e equipamentos.

“Vencemos a última fronteira da tecnologia. O Demonstrador de Manufatura Avançada que trouxemos para a feira é uma prova disso: foi desenvolvido em apenas três meses, com equipamentos e sistemas disponíveis no Brasil e acessíveis aos industriais de todos os segmentos. Esta terceira edição do Demonstrador foi mais compacta, mas muito mais avançada que as anteriores”, destaca Velloso.

Mais que isso, o dirigente ressalta que por toda a feira os visitantes puderam encontrar máquinas, equipamentos e soluções que atendem os conceitos da Indústria 4.0 e que vão ajudar a indústria brasileira a modernizar suas plantas para ganharem produtividade e se tornarem mais competitivas nos mercados interno e externo.

Na avaliação de Marco Basso, presidente da Informa Exhibitions, a segunda edição da FEIMEC representou a retomada da atividade industrial no Brasil ao superar todas as expectativas de visitação, negócios e oferta de conteúdo técnico. “O retorno que tivemos dos expositores foi extremamente positivo, e muitos se mostraram surpresos com a qualificação dos visitantes, a presença de compradores de todas as regiões e a quantidade de marcas nacionais e internacionais representadas na feira”.

Para colaborar com as exportações da indústria brasileira de bens de capital mecânicos, a FEIMEC abrigou mais uma vez a Rodada Internacional de Negócios, ação de promoção comercial organizada pela ABIMAQ e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Foram realizados 166 encontros entre os 39 fabricantes nacionais de máquinas e 9 compradores internacionais de 5 mercados estratégicos para a indústria brasileira de máquinas e equipamentos: África do Sul, Argentina, Chile, Peru e Rússia. As reuniões geraram negócios da ordem de US$ 9 milhões entre vendas imediatas e prospectadas para os próximos 12 meses.

Ao mesmo tempo, o Projeto Imagem, que visa ao fortalecimento da imagem da indústria brasileira de bens de capital no mercado externo, trouxe para a FEIMEC 2 jornalistas de publicações especializadas do México (Metalmecánica) e Alemanha (Fertigung) para divulgarem as empresas, produtos e serviços brasileiros em seus países.

A feira recebeu 53.199 visitantes, entre estudantes, profissionais e compradores dos mais diferentes segmentos da indústria, como automóveis e autopeças, petroquímica, alimentos e bebidas, metalurgia, embalagem e rotulagem, construção e infraestrutura, e muitos outros., superando em muito a expectativa inicial de 40 mil visitantes.

A terceira edição da FEIMEC, em 2020, já está confirmada para os dias 5 a 9 de maio, no São Paulo Expo.

PALAVRA DO EXPOSITOR
Maurício Lopes, gerente responsável pela comercialização de máquinas-ferramenta da ROMI no Brasil e coordenador da Comissão Organizadora da FEIMEC 2018, garante que o objetivo da feira foi alcançado e atendeu às expectativas dos expositores. Para ele, o diferencial desta edição esteve na parceria com os clientes: organizadores e expositores atuaram em conjunto até a concretização do evento. "Essa foi a nossa principal estratégia para promover um bom trabalho e atrair visitantes interessados em fechar negócios", diz Lopes. “A ideia é manter a estratégia para as próximas edições”.

Em sua participação na FEIMEC, a TRUMPF levou bons resultados para casa. Foram três negócios fechados, outros dois já engatilhados e potenciais oportunidades de negócios, tanto com clientes ativos quanto novos clientes. As três máquinas vendidas da TRUMPF foram a TruLaser 5030 com a principal novidade da empresa no evento, o Highspeed Eco, uma grande inovação, e a dobradeira TruBend 5130. Otimista, João C. Visetti, diretor-presidente da TRUMPF Brasil, comenta que a economia está se recuperando, o que favoreceu a realização de negócios e muitos contatos de qualidade.

Para a SCHUNK, a FEIMEC foi de grande importância, principalmente por confirmar a melhora do mercado, com visitantes qualificados. “Nestes cinco dias de feira, discutimos grandes projetos e esperamos, com isso, colher os frutos do investimento feito no evento”, diz Mairon Anthero, diretor Administrativo da empresa. O executivo destaca a grande quantidade de visitantes com poder de decisão, tanto de grandes como de pequenas empresas. “O número de visitantes superou as nossas expectativas e o pavilhão atende perfeitamente nossa necessidade. Conseguimos mostrar nossos produtos para os clientes e de que forma atendemos e trabalhamos com a indústria. Sem dúvida nenhuma, a FEIMEC nos trará ótimos resultados até o final do ano”.

“Tivemos uma grande estreia na FEIMEC. O evento atraiu indústrias de todo o País e também do exterior interessadas em novidades para otimizar seus processos e garantir mais produtividade e economia”, ressalta Walter Strebinger, diretor da fabricante de especialidades químicas QUIMATIC TAPMATIC. “Além de gerar um reforço de vendas importante para a nossa expectativa de crescimento anual, a exposição nos permitiu trocar experiências com os visitantes, o que é sempre muito válido para o constante desenvolvimento técnico de nosso portfólio”.

A ESAB se mostrou positivamente surpreendida com sua participação na FEIMEC. Além dos bons negócios que fez, pelos quais a empresa sentiu o mercado mais otimista, a empresa destacou a organização do evento. Segundo Virgínia Soares, responsável pelo Marketing da empresa, "a diferença está no suporte ao expositor e no relacionamento com o visitante ao longo dos dias de exposição, graças ao trabalho de divulgação pré-evento".

De acordo com Ennio Crispino, gerente de Vendas da EUROSTEC, o nível de visitação no estande da empresa superou a expectativa já no primeiro dia da FEIMEC 2018. “Foram fechadas vendas que estavam em andamento antes da feira, bem como outras novas aconteceram ao longo dos cinco dias”. Para Crispino, o pós-feira está sendo considerado muito importante para a empresa, em virtude das boas prospecções proporcionadas pela feira.

Ricardo Jorge Cruz, gerente geral de Projetos de Vendas da GROB, destacou o nível de visitação: “Ótimo, muitas novidades e negócios realizados desde o primeiro dia". Ele diz que se surpreendeu com a quantidade de segmentos industriais presentes na feira, bem como com o emprenho do evento em estimular projetos de pesquisa e desenvolvimento.

"Foi a melhor feira para a Starrett dos últimos anos", comemorou Felipe Fabrega Teixeira, gerente de Produtos da STARRETT. Segundo ele, a FEIMEC incentivou o poder de compra dos visitantes. “A Starrett fechou negócios com a venda de grandes máquinas e conseguiu contato com uma série de distribuidores potenciais”. Nas contas do gerente, nesta edição a empresa teve êxito de 15% a 20% nos negócios em comparação com diversas feiras anteriores.

A SEW EURODRIVE aproveitou o evento para fixar a sua marca no mercado. Celso Santos Fonseca, gerente regional de Vendas, se mostrou bastante satisfeito com o nível de visitação em seu estande, pois acredita que só assim os negócios acontecem. Para a empresa, o objetivo foi iniciar a negociação com o cliente, dando continuidade após o evento. "A SEW atingiu o resultado esperado, portanto a FEIMEC já pode contar com nossa participação na próxima edição".

Para Ricardo Braghittoni, gerente de Vendas da STÄUBLI, o ponto alto da participação da empresa na FEIMEC 2018 foram as vendas dos robôs. "Os negócios foram melhorando a cada dia que passava”. A participação de estudantes no evento também chamou a atenção do gerente, que elogiou a parceria entre a feira e Senai.

A PRENSAS SCHULER considera importante estar em uma feira técnica como a FEIMEC para viabilizar o relacionamento com clientes importantes, já que a empresa fecha negócios e trabalha sob encomenda. Segundo a assistente executivade Marketing Patricia Martins, a divulgação é o principal objetivo da companhia ao participar do evento. “Foi possível mostrar novas tecnologias na feira, o que ajuda no desempenho dos negócios, já que a demanda é o que move a linha de produção da Prensas Schuler".

"Full Time" foi o termo usado por Agnes Gedrat, administradora de Vendas e Marketing da HELLER, para descrever o movimento no estante da empresa na feira. A Heller recebeu a visita de clientes potenciais, universitários interessados nas tecnologias da empresa e realizou grandes negócios. Segundo Agnes, a expectativa foi superada tanto em vendas quanto em relacionamento.

Um aumento de 30% a 40% nas vendas foi o que a TECNIGRAV conquistou na FEIMEC 2018. Rodrigo Mello, técnico em Vendas, registrou o contentamento da empresa com a feira, principalmente no que diz respeito ao público. “Foi essencial a divulgação pré-feira, de modo que trouxe o cliente até o estande e levou ao fechamento dos negócios".

A ABB se surpreendeu com a FEIMEC desde o primeiro dia. Com 10% de crescimento nas vendas durante a feira, a empresa considera que o suporte e organização foram primordiais para o sucesso dos expositores. "A Feimec se consolidou como a melhor das feiras do setor ", disse Jessica Pires, assistente de Marketing da ABB.

O Grupo JUNKER se destacou na FEIMEC apresentando os principais produtos de sua linha de fabricação, entre eles os diversos modelos de exaustores eletrostáticos de névoa e de emulsão da marca LTA e a consagrada retificadora cilíndrica CNC Numerika G800 Plus da ZEMA. Dirk Huber, diretor do Grupo no Brasil, comemorou a venda da retificadora Zema CNC série Futura modelo E400 que permite a retificação de perfis e de cones com interpolação ou com inclinação da mesa.

"Todo o processo da venda foi conduzido e realizado durante a feira, desde a apresentação da máquina até o fechamento de negócio", comenta Dirk, otimista muito mais com a possibilidade de outros negócios futuros em contatos decorrentes da feira. O diretor garante que está muito satisfeito com os resultados da FEIMEC: "Se compararmos os dias atuais e de um ano atrás, hoje estou bem mais tranquilo e satisfeito", afirma, antecipando que a JUNKER trará novidades para o mercado brasileiro no segundo semestre de 2018.

Sobre a participação da CTS (Tecnologias e Serviços de Compressão de Ar) do Grupo Ingersol, Fabio Narahara, líder de Marketing na América Latina para tecnologias e serviços de compressão, ficou surpreso com o movimento tanto de pessoas e oportunidades, quanto nos negócios fechados. “A empresa já planeja estar na próxima edição da feira”. Raquel Antonio, especialista de Marketing, avaliou que o grupo teve o retorno esperado de todo o seu investimento na FEIMEC, que mostrou, além de tudo, um reaquecimento do setor.

Para a ARO (Gerenciamento de Fluidos), também do Grupo Ingersoll, "a Feimec 2018 foi extremamente positiva”, nas palavras de Cristian Drewes, diretor de Vendas. O executivo destacou a quantidade e qualidade do público, que se mostrou interessado nos produtos. Ainda segundo o diretor, foram geradas oportunidades significativas de negócios nesta edição.

REALIZAÇÃO
ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcas como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.


28 ABR 2018

Instrutor de formação profissional de soldagem no Senai, Max Wendel Morais Pereira trata da qualificação de mão de obra, redução de custos e otimização dos processos para a Indústria 4.0.

Entre as muitas atrações do Parque de Ideias da FEIMEC 2018 – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, que acontece no São Paulo Expo até o próximo sábado (28), está o workshop Produtividade em Soldagem - Reduzindo os Custos e Aumentando a Produtividade.

Com apresentações ainda nos dias 26, às 14h, e 27, às 16h, o estudo é ministrado pelo instrutor de formação profissional de soldagem no Senai, Max Wendel Morais Pereira. A abordagem do especialista se concentra em processos de soldagem, na qualificação de mão de obra e no controle da qualidade.

Pereira destaca a importância da produção enxuta, com pontos estratégicos como maximização da produtividade, minimização de custos e melhoria da segurança. A otimização dos processos de soldagem com a indústria 4.0 também faz parte da apresentação. Ele trata de assuntos pertinentes à virtualização das operações, monitoramento e correções em tempo real, descentralização dos ciclos de produção, customização e simulações de soldagem.

A participação no workshop Produtividade em Soldagem é gratuita para os visitantes da feira, sem necessidade de inscrição prévia.

Iniciativa pioneira da FEIMEC 2018, o Parque de Ideias reúne algumas das maiores instituições de ensino do Brasil – FAAP, FEI, ITA, Instituto Mauá de Tecnologia, UFSC e USP – para apresentar seus projetos de inovação e ministrar palestras que passam por temas como Indústria 4.0, Internet das Coisas, Soldagem, Revestimento de Superfícies e Manufatura Aditiva por laser, Design Thinking, Planejamento Estratégico e muitos outros.

FEIMEC 2018
Iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da Informa Exhibitions, com apoio de 69 entidades setoriais, a FEIMEC oferece um ambiente ideal para a realização de networking e negócios, com a presença confirmada de empresas âncoras do setor entre seus 460 expositores, que representam mais de 900 grandes marcas nacionais e internacionais.

ABIMAQ
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando ocomércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcas como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.


26 ABR 2018

Com mais de 20 tecnologias integradoras, projeto conquista o público da feira.

Desde a sua estreia na edição inaugural da FEIMEC, em 2016, o Demonstrador de Manufatura Avançada coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), agora em sua terceira edição, vem ganhando fãs.

A prova disso é que, só nos três primeiros dias da FEIMEC 2018, o projeto já alcançou o nível de visitação da segunda edição (EXPOMAFE 2017). Além disso, segundo os técnicos que estão participando de todo o trabalho durante a feira, a aprovação dos visitantes é de 100%. “Espetacular, é o que estão dizendo os visitantes ao presenciar o processo do Demonstrador”, comemora Francisco Antonio Abatepaul, técnico do SENAI.

O motivo é que o projeto está ainda mais moderno e conta agora com clusters de empresas, universidades e institutos de pesquisa, que proporcionam ao público uma forma mais detalhada dos conceitos e tecnologias envolvidos na Indústria 4.0. Esses parceiros oferecem uma visão de recursos como Realidade Aumentada, Comunicação Máquina a Máquina, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Realidade Virtual.

Outra novidade que pode ser conferida no espaço é que a célula fabril está produzindo um porta-gadgets composto por três módulos. O principal (módulo fixo) é uma luminária de LED acrílica, em que os convidados podem incluir um texto personalizado. São agregados dois outros módulos, ligados por imãs, entre quatro opções disponíveis: porta-celular, relógio, porta-clipes ou porta-caneta, sendo estes módulos também passíveis de customização nas cores azul e/ou vermelha.

O Demonstrador de Manufatura Avançada da FEIMEC 2018 é composto pela linha de produção propriamente dita, um cockpit com os sistemas de controle e gestão do processo produtivo e os clusters para apresentação das tecnologias empregadas.

Osvaldo Lahos Maia, gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI garante que todo o processo inovador do Demonstrador de Manufatura Avançada da FEIMEC 2018 encanta os visitantes. Para ele, a razão disso é que se trata de um laboratório aberto, com mais de 20 tecnologias integradoras e mais de 20 parceiros industriais. “Não é à toa que hoje aqui é encontrado o que há de mais moderno no mundo em termos de tecnologia para a manufatura avançada”.

Quem quiser conferir o funcionamento do Demonstrador de Manufatura Avançada e centenas de inovações nos estandes relacionadas à Indústria 4.0 tem até o dia 28 para visitar a FEIMEC 2018, no São Paulo Expo.

Liderado pela ABIMAQ, o Demonstrador de Manufatura Avançada foi desenvolvido junto com empresas e realização técnica do Senai. O projeto conta com patrocínio do BNDES e das empresas Balluff, Beckhoff, Bosch Rexhoth, Dassault Systémes, Furukawa, Informa Exhibitions, KUKA, Metal Work, PPI-Multitask, Prensas Schuler, Romi, Schneider, Sick, SKA e Totvs.

FEIMEC 2018
Iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da Informa Exhibitions, com apoio de 69 entidades setoriais, a FEIMEC oferece um ambiente ideal para a realização de networking e negócios, com a presença confirmada de empresas âncoras do setor entre seus 460 expositores, que representam mais de 900 grandes marcas nacionais e internacionais.

ABIMAQ
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcas como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.




26 ABR 2018

Para especialista, laboratórios metrológicos podem apoiar as empresas na transição, mas precisam alinhar seus serviços e processos com as novas tecnologias. Clique aqui para baixar as fotos em alta resolução. (Crédito: Pepe Guimarães)

A indústria 4.0 norteou a programação do Fórum RP2M, realizado no terceiro dia da FEIMEC 2018, 26 de abril. A proposta do encontro foi discutir métodos de reposicionar a rede de modo a acompanhar a evolução industrial.

A Rodada Tecnológica compreendeu a integração dos fornecedores de serviços tecnológicos à cadeia de valor no novo paradigma da indústria. Foram apresentadas diretrizes de propostas para o implemento do laboratório 4.0, com estudos embasados nas demandas da indústria, novos modelos de conexão e a capacidade de medição e ensaios.

Já a Rodada Estratégica teve como frente a operação e o financiamento da Indústria 4.0, com vistas às conexões na cadeia de valor entre empresas, instituições e Governo. Outras vertentes ficaram por conta dos desafios para a manufatura avançada no Brasil, modelos de cooperação em rede e integração entre empresas e prestadores de serviços.

O Prof. Dr. Gustavo Daniel Donatelli, diretor do Centro de Metrologia e Instrumentação e Coordenador da RP2M, apresentou propostas para o projeto do Laboratório 4.0, entre as quais a de dinamizar a oferta de serviços, digitalizar a interface comercial e automatizar os processos de medição e inspeção.

As premissas levantadas pelo professor mostraram que o Laboratório 4.0 se posiciona como centro de competência na área da metrologia em que atua, participando da cadeia de valor de empresas organizadas conforme os princípios de desenvolvimento da Indústria 4.0.

Para ele, a transformação digital da indústria, enquanto paradigma intensivo em dados, precisa se apoiar em uma metrologia eficaz. “Laboratórios metrológicos podem apoiar a indústria nessa transição, mas precisam alinhar seus serviços e processos com a Indústria 4.0”.

A RP2M é uma das redes constituídas por iniciativa do MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, como apoio ao desenvolvimento da oferta de serviços tecnológicos em metrologia, normalização e avaliação da conformidade, com foco na superação de exigências técnicas nacionais e facilitação do acesso aos diferentes mercados mundiais, em um programa denominado Sibratec - Sistema Brasileiro de Tecnologia.

FEIMEC 2018
Iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da Informa Exhibitions, com apoio de 69 entidades setoriais, a FEIMEC oferece um ambiente ideal para a realização de networking e negócios, com a presença confirmada de empresas âncorasdo setor entre seus 460 expositores, que representam mais de 900 grandes marcas nacionais e internacionais.

ABIMAQ
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcas como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.




26 ABR 2018

Na ocasião, ABIMAQ entregou ao prefeito de São Paulo um pleito pedindo agilidade na regulamentação da Lei 16131/15, que trata do controle de emissão de gases por grupos geradores.

Na tarde desta quinta-feira (26), o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas, visitou a FEIMEC 2018 – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, no São Paulo Expo. Covas foi recebido pela diretoria da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, e falou sobre a importância do evento para a cidade:

“É gratificante ver que, apesar da crise, o setor está apostando, investindo e capacitando. Uma feira deste porte, a maior da América Latina, é importante para São Paulo, pois colabora para movimentar a economia da cidade, sua rede hoteleira, restaurantes, e na geração de empregos”.

Na ocasião, o presidente da Câmara Setorial de Motores e Grupos Geradores da ABIMAQ, Reinaldo Sarquez, entregou ao prefeito um pleito pedindo agilidade na tramitação da Lei Municipal 16131/15 – já publicada, mas ainda no aguardo da regulamentação via decreto ou portaria pelo Poder Executivo.

A lei, que trata do controle de emissão de gases por grupos geradores na cidade de São Paulo, deve melhorar em pelo menos 80% a qualidade da emissão dos novos geradores que passariam a ser produzidos pela indústria de máquinas e equipamentos 24 meses após a publicação do decreto ou portaria que regulamentaria a Lei 16131, segundo o pleito da ABIMAQ.

FEIMEC 2018
Iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da Informa Exhibitions, com apoio de 69 entidades setoriais, a FEIMEC oferece um ambiente ideal para a realização de networking e negócios, com a presença confirmada de empresas âncoras do setor entre seus 460 expositores, que representam mais de 900 grandes marcas nacionais e internacionais.

ABIMAQ
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A Informa Exhibitions cria comunidades e conecta pessoas e marcas em todo o mundo e, aliando as entregas de suas feiras com uma nova estratégia digital, gera oportunidades e relacionamentos 365 dias por ano. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa conta em seu portfólio com marcascomo Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, totalizando 21 eventos setoriais. No mundo, atua em 150 escritórios em 57 países e é líder em inteligência de negócios, publicações acadêmicas, conhecimento e eventos, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres.




25 ABR 2018

Estandes e palestras apresentam projetos que as universidades vêm desenvolvendo para garantir o futuro da indústria brasileira.

Iniciativa inédita, o Parque de Ideias da FEIMEC 2018 reúne algumas das mais prestigiadas instituições de ensino do País, que expõe modernos projetos de inovação industrial. O conteúdo é complementado por uma série de palestras ministradas por professores de universidades e escolas técnicas e especialistas.

Quem passar pelo local pode conferir novidades, estudos e projetos que visam ao futuro da indústria brasileira no seu mais amplo sentido tecnológico. Até o final da FEIMEC 2018, no dia 28, é possível conferir as muitas inovações.

Um exemplo é o Centro Universitário FEI, que trouxe para a FEIMEC um carro de corrida a combustão, o Fórmula FEI Combustão. O objetivo da entidade é destacar a leveza, a resistência e o alto desempenho deste carro, graças à sua estrutura em monocoque de carbono. Também são apresentados os demais componentes do veículo, que foi inteiramente projetado pelos alunos da FEI, tais como chassis, suspensão, direção, freios, motor, transmissão e aerodinâmica.

Quem também está com um estande no Parque de Ideias é o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). A atração principal do instituto é o “desafio dos cubos”. São peças produzidas por uma impressora 3D, as quais formam um cubo e desafiam os visitantes. Quem finalizar o desafio com êxito ganha o curso “Processos não convencionais de fabricação” da instituição.

Já a Poli/USP participa com a escola de Engenharia e apresenta seu grupo de extensão Poli Náutico. Formado por alunos de graduação, o foco do grupo é construir nautimodelos para competições variadas. No estande, os visitantes conferem o design de um barco, como funciona a fabricação desses modelos náuticos, bem como acompanha parte do andamento dos projetos.

A FAAP (Fundação Armando Alvarez Penteado), por sua vez, marca presença com um projeto de aplicativo para a programação e o controle de uma bancada eletropneumática. A ideia é que o APP possa ser utilizado por pessoas sem grandes conhecimentos de programação CLP.

Participam também do Parque de Ideias o Instituto Mauá de Tecnologia, que apresenta uma demonstração dos padrões de Manufatura Avançada, desde como utilizá-los até quais benefícios trazem para as companhias de todos os tamanhos; e a UFSC, que trouxe para a FEIMEC seu Laboratório de Mecânica de Precisão (LMP).

FEIMEC 2018
Iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da Informa Exhibitions, com apoio de 69 entidades setoriais, a FEIMEC oferece um ambiente ideal para a realização de networking e negócios, com a presença confirmada de empresas âncorasdo setor entre seus 460 expositores, que representam mais de 900 grandes marcas nacionais e internacionais.




08 DEZ 2017

Faltam poucos metros de um total de 54 mil m² de área para a FEIMEC 2018 – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, marcada para  período de 24 a 28 de abril no São Paulo Expo, concluir a comercialização de espaços disponíveis.

Em sua segunda edição, a FEIMEC 2018, iniciativa da ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da Informa Exhibitions já é um sucesso antes mesmo de sua realização. A feira brasileira oficial da indústria de máquinas e equipamentos tornou-se o maior e mais completo evento do setor na América Latina.

A edição de 2018 do evento tem mais de 300 expositores confirmados, 700 marcas dos mais diversos segmentos ligados a toda a cadeia de bens de capital mecânicos e aguarda 50 mil visitantes.

Para atender as demandas de toda a cadeia produtiva, a FEIMEC 2018 engloba os setores de máquinas e equipamentos, automação, controle e medição; ferramentas e dispositivos; solda e tratamentos de superfícies; máquinas-ferramenta; máquinas diversas; motores, acoplamentos, redutores e engrenagens; equipamentos para tratamento ambiental.

Contempla, ainda, fornos, estufas, caldeiras e tratamento térmico; válvulas, bombas, compressores e equipamentos hidráulicos e pneumáticos; fundição e forjaria; equipamentos para movimentação e armazenagem; bancos e agências de fomento, publicações técnicas e prestadores de serviço para a indústria de máquinas e equipamentos.

Com patrocínio da Romi pelo segundo ano consecutivo, a FEIMEC traz um amplo mix de expositores com os principais âncoras do setor, além de incluir conteúdo relevante com palestras e seminários para a atualização profissional. Não faltam tecnologia, lançamentos e inovação e demonstração de manufatura avançada, como aconteceu na primeira edição do evento.

Com o objetivo de ampliar a divulgação e visibilidade da FEIMEC, a Informa e a ABIMAQ participaram de diversos eventos no Brasil e no exterior, formataram parcerias de mídia com mais de 35 veículos nacionais e internacionais, além de parcerias institucionais de mais de 50 entidades setoriais. 

O credenciamento para a FEIMEC é on line e pode ser feito, gratuitamente, no site https://www.feimec.com.br/pt/credenciamento.html exclusivamente por profissionais do setor, imprensa e estudantes. Há quatro opções de inscrições possíveis: para empresas/entidade de classe (caso de profissionais brasileiros de empresas do setor); autônomo (profissionais que não possuem CNPJ), instituição de ensino (professores e educadores ligado ao ensino) e imprensa (direto com a Primeira Página, assessoria do evento, pelo email redacao.jota@ppagina.com).


IDEALIZAÇÃO
ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, entre outras, num total de 20 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions.

FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos
Data: 24 a 28 de abril de 2018, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Patrocínio Oficial: Romi
Mais informações: www.feimec.com.br 

 

Mais informações para a imprensa:
Luiz Carlos Franco/Jota Silvestre
Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos.
www.ppagina.com
Telefone (11) 5908-8214
ppagina@ppagina.com
redacao.jota@ppagina.com

04 DEZ 2017

Motivadas pela retomada da economia, empresas do setor divulgarão as suas tecnologias, promovendo a Indústria 4.0 no país.

A segunda edição da FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, já é o grande evento de 2018 do segmento de máquinas e equipamentos, reunindo um público especializado de mais de 50 mil visitantes.

A pouco mais de quatro meses da feira, que acontece entre os dias 24 e 28 de abril, 90% dos 54 mil m² reservados no São Paulo Expo já estão vendidos. Mais de 300 expositores confirmaram os seus estandes. Serão 700 marcas dos mais diversos segmentos ligados à cadeia de bens de capital mecânicos, a exemplo de empresas dos setores de máquinas-ferramenta, controle e medição, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, sistemas de movimentação e armazenagem, engrenagens, bombas, ferramentas, corte e conformação de metais, além de automação e robótica. Afinal estamos em plena transição para uma nova ordem industrial – a da Indústria 4.0.

Com a grande transformação tecnológica em curso em todos os sistemas de manufatura industriais, a Kuka Roboter do Brasil reitera que o setor de robótica terá papel fundamental na FEIMEC e ela estará lá. Nas palavras de Tania Davila, Responsável de Marketing, “a divulgação das novas tecnologias, novos softwares, tudo cada vez mais interligado a sistemas de inteligência artificial, nos motiva ainda mais a estarmos próximos e caminharmos rumo à Indústria do Futuro”.

O foco nesta indústria mais produtiva e competitiva também levará a ABB, outra importante player da 4ª Revolução Industrial, à FEIMEC 2018. Para Julio Roggero head da divisão de Robotics and Motion da ABB Brasil, “estar presente na feira é estratégico para a empresa, que nesta edição destacará as tecnologias para automação robótica e melhoria da eficiência energética, com a aplicação de um conjunto de inversor de frequência e motor”.

O estande da Powermig Power Robot também trará novidades para a “Indústria do Futuro”. Segundo Theofilo Lemos, sócio e diretor de novos mercados, “além das suas tradicionais células de soldagem cada vez mais eficientes, a empresa também aproveitará a FEIMEC para apresentar o Autoflex, um equipamento desenvolvido especialmente para atender à necessidade de automatização de máquinas CNC de maneira eficiente e econômica, com uma unidade capaz de se adaptar a indústrias de qualquer porte”.

A Stäubli, fornecedora de soluções mecatrônicas inovadoras para todos os setores industriais, é outra confirmada na FEIMEC 2018. De acordo com Marcelo Silva, gerente geral, “o setor de robótica industrial encontra-se em um momento desafiador e muito especial. A feira, com a alta qualidade do público presente, com certeza será uma grande oportunidade para reunirmos toda a cadeia do setor em torno desses novos conceitos”.

Outra importante contribuição para o sucesso do evento será a da Comau do Brasil. Segundo Marcelo Lima, marketing communications, “participar da FEIMEC 2018 significa estar próximo dos principais profissionais e executivos do mercado. A Comau está vivendo um momento de expansão da robótica no Brasil. Durante todo o ano de 2017, a empresa ampliou a sua rede de distribuição através de parcerias estratégicas com integradores de robótica e automação industrial. O evento, que já é considerado um dos mais importantes para o setor de negócios, será uma oportunidade para verificarmos a receptividade aos nossos produtos e inovações tecnológicas”.

A Nachi Brasil também já confirmou a sua presença, impulsionada pelo aumento da visibilidade dos seus robôs e rolamentos, segundo Felipe Imoto Saikawa, supervisor da divisão de robótica. “A FEIMEC é uma feira importante, pois os grandes players, parceiros e clientes, estarão presentes, sejam como expositores ou visitantes”, completa.

Motivada pela retomada do mercado em 2018, a Mectrol irá expor a sua linha de robótica na FEIMEC, seja para aquisição ou locação. Citando as palavras de Edwin Avolio, coordenador do departamento de robótica da Mectrol, “a feira ajudará a movimentar os negócios da indústria, trazendo os principais tomadores de decisão do país para a feira, o que impulsionará os investimentos nos diversos setores industriais. Nossa expectativa é que o mercado melhore economicamente, pois estamos tendo uma alta demanda de projetos e soluções voltadas para o aumento da produtividade. Participar da FEIMEC é uma oportunidade de fortalecer a nossa marca e colocarmos nossos produtos em contato direto com clientes, que muitas vezes vão à feira interessados em fechar negócios”.

Além destas empresas, os visitantes da FEIMEC 2018 também conhecerão as novidades na área de robótica da Fanuc, Pollux e Universal Robots.

IDEALIZAÇÃO

ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, entre outras, num total de 20 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions. 


FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos
Data: 24 a 28 de abril de 2018, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Patrocínio Oficial: Romi e Bradesco
Mais informações: www.feimec.com.br 

22 NOV 2017

Inscreva-se on-line e garanta a sua visita à maior feira da indústria de máquinas e equipamentos da América Latina.

O credenciamento para a segunda edição da FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos já está aberto no site oficial do evento www.feimec.com.br, no link “Inscreva-se”. A maior feira da indústria de máquinas e equipamentos da América Latina acontece entre os dias 24 e 28 de abril de 2018, no São Paulo Expo. O credenciamento é on-line, gratuito e exclusivo para profissionais do setor, imprensa e estudantes. 

Há quatro opções de inscrições disponíveis: para Empresas/Entidade de Classe (no caso do credenciamento de profissionais brasileiros de empresas do setor); Autônomo (para profissionais que não possuem CNPJ), Instituição de Ensino (para pessoas ligadas a instituições de ensino) e Imprensa (direto com a assessoria de imprensa do evento). 

Para completar o credenciamento online é obrigatório um endereço de e-mail válido e único, por pessoa. Alunos de escolas técnicas com idade entre 14 e 16 anos devem estar acompanhados dos respectivos educadores, cujo credenciamento prévio pela Internet é obrigatório. Neste caso, primeiramente deve ser feita a inscrição do professor, mencionando os seus dados pessoais e a instituição de ensino que representa. Então, é só aguardar a liberação do cadastro dos alunos.

O credenciamento antecipado evita filas, facilitando o acesso ao evento. Ele pode ser feito a qualquer momento, até o último dia do evento (28 de abril). Os inscritos têm a opção de imprimir a credencial em casa ou nos totens eletrônicos instalados na entrada da feira.

Para informações adicionais, acesse www.feimec.com.br.

SOBRE A FEIRA
A FEIMEC é a feira oficial da indústria de máquinas e equipamentos no Brasil. Em sua primeira edição, em 2016, o evento reuniu 500 expositores, entre empresas nacionais e internacionais. Para 2018 já estão confirmadas 630 marcas, ou seja, 90% da meta de 700, o que a consagra como a maior feira do setor na América Latina.

A FEIMEC 2018 contará com expositores de um amplo mix de segmentos da cadeia de bens de capital mecânicos, a exemplo de empresas dos setores de máquinas-ferramenta, automação, controle e medição, ferramentas e dispositivos, tratamento de superfícies, motores, acoplamentos, redutores, engrenagens, válvulas, bombas, compressores, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, sistemas de movimentação e armazenagem, além de empresas das indústrias de solda, corte e conformação.

Nos cinco dias de evento são esperados mais de 50 mil visitantes, que não só terão a oportunidade de visitar a feira, como também de participar de eventos paralelos, a exemplo de seminários, workshops, simpósios, rodadas internacionais de negócios e demonstrações presenciais na ilha de Manufatura Avançada.

IDEALIZAÇÃO
A FEIMEC é uma iniciativa da ABIMAQ, em parceria com outras entidades dos mais variados setores, brasileiros e estrangeiros. A organização e promoção da feira ficam por conta da Informa Exhibitions.

ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, entre outras, num total de 20 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais.  Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions.

FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos
Data: 24 a 28 de abril de 2018, no São Paulo Expo Exhibition & Convntion Center
Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Patrocínio Oficial: Romi
Mais informações: www.feimec.com.br

10 NOV 2017

FABTECH se torna polo de divulgação e encontro de expositores da FEIMEC 2018

Com foco na divulgação e comercialização para a edição 2018, a equipe internacional da FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, maior e mais completo evento da indústria de máquinas e equipamentos da América Latina, participa da FABTECH, maior feira da América do Norte para corte, conformação e soldagem, que entre os dias 6 e 9 de novembro recebeu mais de 50 mil visitantes e reuniu 1.700 expositores.

Segundo o show manager Michael Fine, o estande da FEIMEC logo se transformou em um ponto de encontro de clientes e potenciais expositores, atraídos pela oportunidade de divulgar a sua marca no Brasil, naquele que já é considerado o “ano da virada” para o país. “Aproveitamos o evento para divulgar a feira nos Estados Unidos, além de prospectar novos clientes”, comenta.

A FEIMEC também prestigiou clientes que estavam presentes na FABTECH como a ABB, Abicor Binzel, Bliss, BLM Group, Bodor, Cloos, Davi, Fanuc, Flow, Fronius, IPG Photonics, Kuka Roboter, Mazak, Muratec, Omax, Pferd, Prensas Schuler, Soco, Sumig, TRUMPF, Tyrolit, Universal Robots, Wafios, Walter Tecnologias, entre outros.

A presença na FABTECH ainda estreitou a parceria entre a American Welding Society (AWS) e a FEIMEC, que reforça sua liderança no setor de soldagem. Até o momento, 80% dos 54 mil m² reservados no São Paulo Expo já foram vendidos. A meta é reunir 700 expositores, 36% mais do que na primeira edição, que aconteceu em 2016. A FEIMEC é uma iniciativa da ABIMAQ, e conta com o apoio de mais de 50 entidades dos mais variados setores, brasileiros e estrangeiros, a exemplo da própria AWS.

ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, entre outras, num total de 20 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais.  Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions.

FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos
Data: 24 a 28 de abril de 2018, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Patrocínio Oficial: Romi
Mais informações: www.feimec.com.br  

30 OUT 2017

Segmentos de solda e corte e conformação também marcam presença entre os expositores, consagrando a feira como o evento oficial do setor.

Com a proximidade do final do ano, São Paulo fica cada vez mais perto de sediar aquele que será o maior e mais completo evento do setor metalmecânico da América Latina. Os números da segunda edição da FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, que acontece entre os dias 24 e 28 de abril de 2018, aumentam e surpreendem a cada nova atualização.

Há seis meses da realização da feira, 80% dos 54 mil m² reservados no São Paulo Expo já estão vendidos. A meta da organizadora Informa Exhibitions é reunir 36% mais marcas do que na primeira edição do evento, totalizando 700 expositores dos mais diversos segmentos ligados à cadeia de bens de capital mecânicos.

Entre as novidades anunciadas para 2018, uma das mais significantes é a presença maciça de empresas dos setores de solda e corte e conformação de metais, o que Liliane Bortoluci, diretora do evento, define como “um grande avanço e sinal de que a FEIMEC se consagrou como a feira oficial do setor, garantindo um evento mais forte e completo aos 50 mil visitantes esperados”.

Para Francine Bräkling, responsável pelo marketing da Welle Laser, é essencial participar de feiras de grande porte do setor industrial, a exemplo da FEIMEC. “Participamos em 2017 da Expomafe, onde lançamos nossa máquina de corte a laser de fibra óptica, com ótimos resultados. Hoje somos os únicos fabricantes deste tipo de tecnologia no Brasil, tendo à nossa frente o desafio de conscientizar o mercado de que não é mais necessário importar suas máquinas para obter o melhor da tecnologia mundial”.

A TRUMPF também marcará presença na FEIMEC 2018. “A feira parece seguir no caminho do crescimento, tornando-se, assim, referência, com a participação de grandes marcas expondo suas inovações tecnológicas. Também vai apresentar grandes novidades aos visitantes, que poderão conhecer o que há de mais inovador no setor de corte e conformação de metais, além de soluções de Indústria 4.0, outra esfera em que a TRUMPF visa conquistar a liderança”, comenta Carla Araújo, responsável pelo marketing da TRUMPF do Brasil.

A expectativa da retomada da economia em 2018 também tem levado empresas do setor de corte e conformação à FEIMEC. É o caso da Soco Tubemac, a qual “visando ao mercado local que receberá grandes investimentos de companhias de grande expressão mundial, estará na próxima edição da feira para demonstrar a sua alta tecnologia empregada em máquinas para corte, dobra e chanfro de tubos e maciços (ferrosos e não ferrosos)”, segundo Conrado Batista, diretor da empresa. 

Já Thaís Bitencourt, coordenadora de marketing da Fronius, chama atenção para o fato do mundo estar vivendo a chamada era da Indústria 4.0, na qual a conectividade, segurança e agilidade caminham juntas para atender melhor o cliente. “Participar da FEIMEC 2018 é uma grande oportunidade para apresentarmos nossas soluções e trocarmos experiência neste mercado que cresce a cada ano. Temos certeza de que consolidaremos grandes negócios na feira”, completa.

Diego Susin, gerente de marketing da Sumig, também ressalta a importância da divulgação de novas tecnologias para a manufatura avançada no mercado brasileiro: “O grande número de visitantes da FEIMEC e a oportunidade de interação com o público nos motiva a investir neste tipo de exposição. Os visitantes conhecerão mais sobre os produtos Sumig para soldagem manual e robotizada, desenvolvidos para operar tanto na Indústria 4.0 como em uma fábrica tradicional. Trata-se de uma linha que está recebendo cada vez mais destaque”. 

Atuando há mais de dez anos no segmento de robótica e automação de processos industriais, a Powermig Power Robot também contribuirá para o elevado nível tecnológico da FEIMEC 2018, visualizando na feira uma importante vitrine para apresentar ao mercado inovações que podem aumentar e qualificar o processo produtivo nacional. “Acreditamos que a feira possa trazer bons negócios e abrir prospecções”, destaca Juarez Fochesatto, diretor da empresa.

A FEIMEC é uma iniciativa da ABIMAQ, e possui a parceria de mais de 50 entidades dos mais variados setores, a exemplo do Instituto do Aço, Instituto Nacional dos Distribuidores do Aço e Brasolda, representantes diretos e indiretos dos segmentos de solda e corte e conformação de metais.

ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

Sobre a Informa Exhibitions - A Informa Exhibitions é uma unidade negócios do Grupo Informa, um dos maiores organizadores de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. O grupo possui 100 escritórios espalhados por 40 países, empregando cerca de 9 mil funcionários em todo o mundo. Nos últimos quatro anos, a Informa Exhibitions investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos, marcas e títulos no segmento de exposições e feiras de negócios. Com escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba e cerca de 200 profissionais, a empresa possui em seu portfólio eventos como Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, Serigrafia SIGN FutureTEXTIL, Feimec, Expomafe, Plástico Brasil, High Design Home & Office Expo, entre outros, perfazendo um total de 21 eventos setoriais. 

Mais informações: www.informaexhibitions.com.br

FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos
Data: 24 a 28 de abril de 2018, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Patrocínio Oficial: Romi
Mais informações: www.feimec.com.br 

06 OUT 2017

Feiras na Alemanha, seminários técnicos, parcerias com imprensa especializada e apoio de entidades de classe estão entre as estratégias de promoção do evento.

Os preparativos da FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, que acontece entre os dias 24 e 28 de abril de 2018 no São Paulo Expo, ultrapassou a fronteira Brasil. Em setembro, a equipe comercial da Informa Exhibitions, organizadora do evento, esteve em duas renomadas feiras na Alemanha: a EMO HANNOVER e a Schweissen & Schneiden, ambas referências mundiais do setor de máquinas-ferramenta e corte e solda, onde a FEIMEC foi amplamente divulgada como a feira oficial da indústria de máquinas e equipamentos no Brasil.

“A participação da FEIMEC em eventos como estes reforça a sua credibilidade junto à comunidade mundial de máquinas, equipamentos e soluções para a indústria, assim como o seu posicionamento como principal feira do setor da América Latina”, afirma Liliane Bortoluci, diretora da feira.

Estar presente nestas feiras também proporcionou a prospecção de novos clientes, potenciais expositores, o fechamento de contratos com multinacionais e empresas brasileiras, o intercâmbio de ideias e tendências referentes à organização e promoção de grandes eventos internacionais, além do reforço da confiança de clientes com os quais foi possível estabelecer conversas informais em um ambiente de tecnologia de ponta.

Nesse sentido, a FEIMEC foi privilegiada por ser uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, que na EMO contou com um estande em área destinada especialmente a entidades de classe que representam o setor de máquinas e equipamentos em todo o mundo. O local logo virou ponto de encontro dos brasileiros visitantes da feira, que em 2018 já confirmaram a sua visitação na FEIMEC.

No Brasil, a equipe da Informa Exhibitions também participou do I Seminário Engrenagens – Usinagem e Tratamento Térmico, organizado pelo Grupo Aprenda no auditório da FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba (SP). O evento compreendeu 22 palestras técnicas ministradas por profissionais de empresas como a Mitutoyo e a Hexagon, ambas confirmadas na próxima edição da FEIMEC, contando com a presença maciça da classe acadêmica e de engenheiros. 

Além disso, o time da feira esteve também presente na Mercopar, feira de subcontratação e inovação industrial realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS), que aconteceu de 03 a 06 de outubro, em Caxias do Sul. 

“A presença da FEIMEC nos dois dias do I Seminário de Engrenagens foi excelente para reforçar a sua representatividade no setor, estreitar o relacionamento com as marcas expositoras presentes e divulgar a feira entre o seu público-alvo”, reforçou Liliane.

Em termos de divulgação, a FEIMEC também está presente em mais de 25 mídias nacionais e internacionais, impressas e on-line, a exemplo das Revista Máquinas e Metais, Revista Metal Mecânica, NEI, Revista do Aço, Industrial Heating/Forge, Automotive Business, CIMM, Usinagem Brasil, Feiras e Negócios, Infosolda, O Mundo da Usinagem, Siderurgia Brasil, EMMA Fiorentino (Argentina), Metalmecánico Moderno (México) e Revista Reportero Industrial (México e Colômbia).

As parcerias já firmadas com 49 entidades, entre sindicatos e associações de classe diretamente ligadas à indústria metalmecânica, nacionais e internacionais, também garantirá a visitação de um público altamente especializado e multissetorial à FEIMEC. 

Entre os apoiadores da feira, destacam-se a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas),  ABFA (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas, Abrasivos e Usinagem), FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), SESI/SENAI, SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários) e SINDIMETAL (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos), além da VDI (Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha), da FEBRAE (Federação Brasileira de Associações de Engenheiros) e da ADIMRA (Asociación de Industriales Metalúrgicos de la República Argentina).

A FEIMEC 2018 reunirá 700 expositores de uma ampla gama de segmentos da cadeia de bens de capital mecânicos, a exemplo de empresas dos setores de máquinas-ferramenta, automação, controle e medição, ferramentas e dispositivos, solda, tratamento de superfícies, motores, acoplamentos, redutores, engrenagens, válvulas, bombas, compressores, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, e sistemas de movimentação e armazenagem. Nos cinco dias de evento, são esperados mais de 50 mil visitantes.

Para mais informações, acesse: www.informaexhibitions.com.br

FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos
Data: 24 a 28 de abril de 2018, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Patrocínio Oficial: Romi
Mais informações: www.feimec.com.br

01 OUT 2017

Entrada de novos expositores e aumento de área enfatizam a credibilidade e confiança da feira.

A segunda edição da FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, confirmará o evento como a maior feira do setor na América Latina. Há sete meses de sua realização, que acontece entre os dias 24 e 28 de abril de 2018, já são mais de 230 expositores confirmados, o que equivale a 75% de sua área vendida. Para 2018, a FEIMEC registra novas marcar e renovações com aumento de área. O espaço reservado para a feira no São Paulo Expo é de 54 mil m².

A Junker é uma das empresas estreantes na feira. Nas palavras de Dirk Huber, diretor, “a FEIMEC oferece boas condições para a exposição da nossa marca, já que muitos clientes estarão lá, além de grandes marcas expositoras. Isso gera melhores expectativas para obter os resultados planejados”.

A Prensas Schuler, por outro lado, já participou da 1ª edição da FEIMEC e optou por expor novamente em 2018, mas com uma diferença: o aumento de área de seu estande. “Acreditamos na recuperação do mercado interno e na consequente necessidade de investimentos em máquinas e equipamentos. E como a FEIMEC é a maior e mais importante feira do segmento, optamos por fortalecer a nossa presença”, explica Patricia Roque Martins, executiva da empresa.

Para justificar a presença da Tyrolit na FEIMEC, com o dobro de área (100m²) em relação à primeira edição do evento, Andressa Goes, do departamento de marketing da empresa, afirma que “a Tyrolit é um dos mais importantes fornecedores de ferramentas abrasivas que atuam no mercado brasileiro, sendo importante que esteja presente em um dos maiores eventos voltados à indústria nacional”.

A fabricante de compressores Ingersoll Rand é outra marca recorrente da FEIMEC, cujo estande estará com o dobro do tamanho em 2018 (300m²). “Nós consideramos esse evento como a oportunidade ideal para lançarmos novos produtos e serviços, além de utilizarmos as arenas técnicas como uma atividade ideal para educarmos nossos clientes a respeito de conceitos de eficiência energética aplicados a sistemas de compressão de ar e gases”, afirma Fabio M. Narahara, diretor de marketing.

Em 2016, quando aconteceu a primeira edição, o evento reuniu 516 marcas. Para 2018, a meta são 700, mantendo um grande atrativo para os 50 mil visitantes esperados, reunindo expositores de diversos segmentos ligados à cadeia de bens de capital mecânicos, a exemplo de empresas dos setores de máquinas-ferramenta, automação, controle e medição, ferramentas e dispositivos, solda, tratamento de superfícies, motores, acoplamentos, redutores, engrenagens, válvulas, bombas, compressores, equipamentos hidráulicos e pneumáticos, além de sistemas de movimentação e armazenagem.

O foco no desenvolvimento técnico e profissional do setor, aliás, é outro diferencial da FEIMEC. Nesse sentido, além da feira, os visitantes terão a oportunidade de participar de seminários,  palestras e workshops sobre temas que têm impacto direto no presente e no futuro da indústria de bens de capital.

Também estão previstas rodadas internacionais de negócios, as quais são organizadas pelo Programa Brazil Machinery Solutions, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).

A FEIMEC é a feira oficial do setor de máquinas e equipamentos no Brasil, sendo uma iniciativa da ABIMAQ, da Informa Exhibitions e de mais de 30 entidades setoriais.

INICIATIVA E REALIZAÇÃO
ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 20 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions.

FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos
Data: 24 a 28 de abril de 2018, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Patrocínio Oficial: Romi
Mais informações: www.feimec.com.br 

21 SET 2017

Feira que acontece entre 24 e 28 de abril já passa dos 75% de ocupação.

A FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, que acontece de 24 a 28 de abril no São Paulo Expo (Brasil), continua confirmando novas adesões a cada dia. Em 4 meses de campanha de comercialização, já são mais de 230 empresas confirmadas, ultrapassando a marca dos 75% da área total de vendas do evento.

Um dos principais motivos para esse sucesso é o crescimento constante dos eventos industriais liderados pelas principais entidades da indústria. “Toda a estratégia da FEIMEC foi desenhada para criar as melhores condições para a realização de negócios, atraindo compradores qualificados do Brasil e de diversos países, conteúdo relevante e muita visibilidade para toda a indústria”, explica Liliane Bortoluci, diretora da feira.

Além disso, a FEIMEC reúne inúmeros argumentos únicos em sua proposta de valor, que oferecem ao expositor o melhor custo-benefício, com a presença já confirmada dos principais âncoras da indústria, a ampla campanha para atração de compradores, e toda a infraestrutura de primeiro mundo oferecida pelo São Paulo Expo. O pavilhão, o mais moderno da América Latina, conta com climatização completa, 4.500 vagas cobertas de estacionamento, proximidade com o Aeroporto de Congonhas e uma ampla rede hoteleira em sua região.

Com isso, além de ser a maior feira do setor na América Latina, a FEIMEC também já garante outro grande atrativo para o visitante: o amplo mix de expositores. Entre as mais duas centenas de empresas confirmadas, estão os principais âncoras dos setores de máquinas-ferramenta, equipamentos, automação, controle e medição, ferramentas e dispositivos, solda e tratamentos de superfícies, motores, acoplamentos, redutores, engrenagens, válvulas, bombas, compressores e equipamentos hidráulicos e pneumáticos, além de equipamentos para movimentação e armazenagem.

A FEIMEC é a feira oficial do setor de máquinas e equipamentos, uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, da Informa Exhibitions e de mais de 30 entidades setoriais. O evento marca o início da segunda fase do projeto de novas feiras industriais, iniciado em 2016 com a primeira FEIMEC, e que tem como base a tendência mundial de as entidades assumirem o comando sobre seus eventos, a fim de colaborar para a melhoria das empresas, fomentar os negócios e promover o desenvolvimento do setor.

BONS SINAIS PARA A ECONOMIA
A segunda edição da FEIMEC foi lançada em maio, durante a EXPOMAFE – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial, e contou com palestra do economista Ricardo Amorin. Durante o encontro, Amorim reforçou que a economia  brasileira encontra-se atualmente no ponto de inflexão depois da pior crise dos últimos 115 anos. No entanto, com base na análise de crises anteriores, ele acredita que a recuperação da economia em 2017 e 2018 será ainda mais robusta do que indicam as previsões. Para ele, não será surpresa se o Produto Interno Bruto brasileiro registar alta de 5% a 6% no próximo ano, muito acima dos 2,5% previstos.

Esta recuperação já pode ser sentida nas previsões para a segunda edição da FEIMEC. A feira espera reunir cerca de 500 expositores que representam 700 grandes marcas de máquinas e equipamentos, automação, controle e medição, ferramentas e dispositivos, solda e tratamento de superfícies, máquinas-ferramenta, válvulas, bombas e compressores e outros segmentos ligados à cadeia de bens de capital mecânicos, além de prestadores de serviço e agências de fomento.

O incentivo às exportações será mantido na próxima edição com a realização das Rodadas Internacionais de Negócios organizadas pelo Programa BMS, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). Em 2016, as Rodadas reuniram 40 empresas nacionais e 17 compradores de nove países. As 250 reuniões realizadas resultaram em US$ 10,5 milhões de novos negócios.

A exemplo da edição anterior, a FEIMEC 2018 mantém o foco no desenvolvimento técnico e profissional do setor por meio de seminários, palestras e workshops sobre temas que têm impacto direto no presente e futuro da indústria de bens de capital.

INICIATIVA E REALIZAÇÃO
ABIMAQ - A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos representa cerca de 7.500 empresas dos mais diferentes segmentos fabricantes de bens de capital mecânicos, cujo desempenho tem impacto direto sobre os demais setores produtivos nacionais e está estruturada nacionalmente com a sede em São Paulo, nove regionais e um Escritório Político em Brasília. Muito além da representação institucional do setor, a ABIMAQ tem a sua gestão profissionalizada e as suas atividades voltadas para a geração de oportunidades comerciais para as suas associadas, realizando ações junto às instâncias políticas e econômicas, estimulando o comércio e a cooperação internacionais e contribuindo para aprimorar seu desempenho em termos de tecnologia, capacitação de recursos humanos e modernização gerencial.

A Informa Exhibitions acredita que eventos são plataformas de conhecimento e de relacionamento, que auxiliam a impulsionar a economia brasileira. A empresa é filial do Informa Group, maior organizador de eventos, conferências e treinamentos do mundo, com capital aberto e papéis negociados na bolsa de Londres. Dentre os eventos realizados pela Informa Exhibitions no Brasil estão: Agrishow, Fispal Tecnologia, Fispal Food Service, ForMóbile, Futurecom, ABF Franchising Expo, SerigrafiaSign e Feimec, num total de 20 feiras setoriais. A Informa Exhibitions possui escritórios em São Paulo (sede) e Curitiba, com cerca de 200 profissionais. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu cerca de R$ 400 milhões no Brasil em aquisições de eventos e marcas, o que levou a decisão estratégica de alterar o nome da empresa no Brasil de BTS Informa para Informa Exhibitions.

FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos
Data: 24 a 28 de abril de 2018, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Iniciativa: ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Patrocínio Oficial: Romi
Mais informações: www.feimec.com.br